Provavelmente, você já deve ter ouvido a expressão seguro decesso. Contudo, a maioria das pessoas não sabem o significado deste termo. Então, no decorrer da matéria, vamos mostrar o que é e para que serve o seguro decesso. Confira!
Segundo o dicionário, a definição da palavra seguro é a seguinte: adjetivo que significa firme ou inabalável, que não correr risco de cair ou soltar. Contudo, no sentido empregado no texto, estamos falando dessa palavra no significado de substantivo, quando ela se torna uma modalidade de contrato onde uma pessoa é segurada de algum imprevisto.
Por sua vez, a palavra decesso, ainda de acordo com o dicionário, trata-se de um substantivo masculino que é usado para expressar o rebaixamento do cargo ou função inferior ao que se ocupa. Contudo, além disso, essa palavra também pode significar perda, passamento e falecimento, principalmente na área médico. Dessa forma, a palavra decesso também é sinônimo de perecimento, definhamento, estiolamento, morte, óbito e falecimento.
Nesse contexto, a união dessas duas palavras significa, nada mais, nada menos, do que um seguro em caso de morte, ou, como e tipicamente conhecido, um seguro de vida.
Mais detalhes sobre o seguro decesso
Como dissemos, um seguro decesso é uma assistência funeral, que proporciona mais tranquilidade às famílias das pessoas que morreram.
Quando se perde um ente querido, a família tem que tomar muitas decisões. Além disso, as despesas com funerais são muitas, deixando a situação ainda mais difícil de lidar.
Portanto, a família deve possuir uma organização financeira que inclua possíveis emergências. Pois, quando alguém falecer, é preciso haver segurança para os membros da família. Para isto, é importante contratar um seguro decesso, que pode garantir uma maior proteção nessas situações.
Como contratar um seguro decesso?
O seguro decesso é um plano que pode ser contratado por uma pessoa ou por uma família para que tenham o respaldo necessário em caso de morte. Este tipo de seguro oferece um atendimento completo e fica responsável pelas providências necessárias quando acontece um falecimento.
Ele organiza traslado, caixão, sepultamento, flores, dentre outras questões relacionados ao funeral. Então, nos planos de assistência funeral, a família paga um valor mensal à seguradora, que garante a cobertura para os membros.
Entretanto, no contrato do seguro, poderá haver um acordo sobre quais as empresas que prestarão os serviços durante a cerimônia de despedida. A seguradora deve acompanhar todos os procedimentos, incluindo a documentação da pessoa que faleceu.
A família escolhe no momento da assinatura do contrato quais os serviços que serão prestados após o óbito. Com isso, não precisarão mais se preocupar com nada quando acionar o seguro decesso. Os planos contratuais são definidos de acordo com a condição financeira de cada família.
Vantagens do seguro decesso
A morte nunca é um assunto agradável, mas é importante pensar em poupar a família de vários transtornos em caso de falecimento de um ente querido. Além de causar muitos transtornos, um funeral gera também grandes despesas e nem sempre família está preparada para arcar com eles.
Por isso, o seguro decesso pode ser uma possibilidade a se considerar, pois ele proporciona mais segurança. Além disso, os valores desse tipo de seguro podem ser parcelados de acordo com a condição de cada um.
Reembolso dos serviços funerários
A assistência funeral garante o reembolso de todos os gastos feitos com os serviços funerários. O que pode ser de grande ajuda, pois nem toda família dispõe de condições financeiras para arcar com todas as despesas que envolve o processo de falecimento de alguém.
Quando for contratar um serviço, é importante fazer a cotação dos preços e avaliar cuidadosamente os melhores valores oferecidos no mercado. Quando se deixa para resolver tudo de última hora, as chances de gastar mais do que deve é muito alta.
Cobertura completa dos serviços
É importe saber que existem dois tipos de cobertura: a básica e a adicional. Na cobertura básica, são oferecidos apenas os serviços essenciais para quando alguém morre. Geralmente, tais serviços englobam a urna ou o caixão, o transporte, a taxa de sepultamento ou a cremação, as velas, o véu, as flores e o velório.
É possível definir os serviços e o valor do plano que se quer contratar, contudo, caso as pessoas ultrapassem as despesas estipuladas nos contratos, elas devem arcar com esses custos.
Nesse sentido, existe o seguro adicional, que permite que as famílias gastem um pouco mais no momento da despedida sem preocupação. Além disso, inclusive, na cobertura adicional, poderão ser inclusos o terreno ou o jazigo no plano, bem como, muito mais membros da família no plano.
Gostou do texto? Então não deixe de conferir mais sobre esse assunto e acesse agora mesmo nosso texto sobre os melhores planos de seguros funeral!